14 de abr. de 2011

MATINÊ DE DOMINGO

MATINÊ DE DOMINGO
Na década de quarenta, ainda na primeira metade do século passado, Uruguaiana vivia o inicio da época de ouro do cinema. A sala escura era verdadeiramente a maior diversão da nossa população e “ir ao cinema” era quase que obrigatório para adultos e crianças. Os programas já vinham prontos desde as distribuidoras os os filmes eram exibidos numa seqüência quase que constante. A programação era intensa com sessões diárias as 20 e 22 horas, sendo que na quarta feira entravam, geralmente, em cartaz dois filmes. Mas era nos domingos, no Cine Theatro Carlos Gomes, que se concentrava a atenção da piazada e dos adolescentes. O domingo! Esse era dia mágico, o dia do seriado na matinê das duas da tarde. Também rolava a sessão das moças, às quatro da tarde, odiada pelos guris, onde passavam musicais e filmes de amor. Argh!
Os seriados, para quem não teve o prazer de assisti-los, eram como uma mini série dessas que hoje enchem nossas TVs, um filme de aventuras em doze ou quinze episódios exibidos semanalmente antes do filme principal, normalmente um daqueles de mocinho de deixar a platéia aos berros. Sim, porque torcer pelo mocinho – com seu chapéu branco - era parte da diversão. É verdade que os bandidos – com seus chapéus pretos - tinham também sua claque.
E foi lá, diante da tela branca que conheci meus primeiros e mais duradouros ídolos: Johnny Mac Brown, Noha Berry Jr, Charles Starret, Paul Kelly, Buster Crabe, Bill Hitchcok, Billy Elliot.
Foi pensando nessa nossa geração que resgatei cartazes e fotos dos primeiros seriados que assisti. O primeiro que me recordo foi “O Império Submarino” (Undersea Kingdom), com Ray Corrigan, que vi num cinema, legítimo poleiro, que acredito não mais ser lembrado por ninguém. O nome não me recordo, mas lembro ser um cinema ao ar livre que ficava na Rua Monte Caseros na quadra entre as ruas Domingos de Almeida e General Câmara. Depois dele nunca mais me libertei da mania de ir ao cinema.
Vieram depois: “Nyoka- A Rainha das Selvas” (Jungle Girl), “Flash Gordon” “O Rei da Policia Montada” (King of the Royal Mounted), “O Código Secreto” (The Secret Code), “A Legião do Zorro” (Zorro´s Fighting Legion), “O Besouro Verde” (The Green Hornet), “Capitão America”, “Buck Rogers”, “Capitão Marvel” “As Aventuras de Chico Viramundo” (The Adventures of Smilin Jack).
Bem por hoje vou ficar somente nos seriados. Futuramente vou dar uma busca nos cartazes e fotos dos filmes de mocinho. Aguarde, Gege!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar pitaco? É aqui. Obrigado por seu comentário.