29 de jan. de 2010

DÚVIDAS...

O funcionamento da memória humana continua, creio eu, sendo um mistério e as lembranças de concretizam em nosso cérebro de forma anárquica, ainda mais quando já vivemos uma idade, por assim dizer, avançada. Pelo menos eu não consigo lembrar-se dos acontecimentos numa sequência lógica, rigorosa. Pensamentos vão e vem sem nenhum encadeamento cronológico, ou mesmo, sentimental. Quantas vezes ao escrever essa coluna me pego na contramão dos meus desejos e sentimentos. Confesso que sempre, nos dias que antecedem a esse ato heróico de batucar no computador minhas idéias tento alinhavá-las da maneira mais ordenada possível. Muito comumente me pego tomado de pensamentos nostálgicos e saudosistas tipo: Quem foi o fulano? Onde ficava tal comercio, loja ou residência? Quem casou com quem? Quais serão os sobreviventes dos meus tempos de adolescência? Por onde andará...?
Por isso hoje venho decidido ao invés de contar historias aos meus leitores, fazer-lhes perguntas. Afinal se sai de Uruguaiana muitos deles continuam por aí e muito mais bem informados e atualizados. Portanto vamos a elas.
Ainda existem:
- a loja A Liquidatária?
- o Café Velo?
- o Cine Corbacho?
- a Alfaiataria Alfano?
- a Relojoaria Mandarino?
- a Trein Irmãos Ltda.?
- a Padaria Picabeia?
- a Bomboniere Lanzianni?
- a Livraria Tarragô?
- a loja Tarragô & Lang?
- o Cine Avenida?
- o Armazém Irmãos Papaleo?
- a Casa Fittipaldi?
- a Casa Jacques?
- a Casa Tessler?
- a Sapataria Suslick?
- o Curtume Rio Uruguai?
- a Oficina Delacoste?
- a Pensão Dias Garcia?
- o Armazém Faraco?
- a Padaria Anglada?
- a Tinturaria Capistrano?
- a Casa Pessano?
- a Farmácia Almeida? E a Schenkel? E a Molinari?
- a Sapataria Bellini?
- a Joalheria Bellini?
- a Correaria Pirotti?
- a Funilaria Palermo?
- a Casa Curi?
- a Sociedade Espanhola?
- a Sociedade Italiana?
- o Sul-Brasil?
- o Sá Viana?
- o Universal?
- o Ferro Carril?
- o Uruguaiana?
- o Laço do Amor?
- o Cordão de Ouro?
- o Big-Ben?
- o Pichichê?
- o Pif-Paf?
- o Comercial?
- o Caixeiral?
- o Tamandaré?
- a Estação da VFRGS?
- o sorvete do Osvaldo?
- a carrocinha-trem do amendoim?
- a Confeitaria Campana?
- a Margô?
- a Gringa?
- a Casa Surreaux?
- a Casa Pandolfo?
- a Papelaria Centenário?
- a Papelaria Brasil?
- a Para Todos?
- a Destilaria?
- o... a... os...
Enfim, cadê a nossa velha Uruguaiana? Alguém conte, por favor, antes que a esqueçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar pitaco? É aqui. Obrigado por seu comentário.