18 de jan. de 2010

AI DE NÓS...


As festas de fim de ano já passaram; o Ano Novo já esta se tornando um ano velho; as férias escolares estão a pleno vapor; o calor aumenta cada vez mais (dizem ser o Efeito Estufa); a gauchada está quase toda veraneando em outros estados; os castelhanos cruzam a fronteira aos magotes em suas invasões periódicas às praias de Santa Catarina (alguns chegam até a dar com os costados lá pelas bandas de Búzios); a piazada mais novinha deve estar pelas estâncias enlouquecendo as empregadas e a peonada galponeira (isso para aqueles cujos pais não caíram no conto do vigário das idiotas excursões à Disneyworld incentivas pelas mamães de olho em fazer umas comprinhas naquele pólo do mau gosto chamado Miami); durante o dia o asfalto na cidade está de “fritar ovos” e a noite levanta aquela brisa quente, enquanto das bocas dos ralos das ruas brotam aos milhares aquelas baratas enormes que,segundo falava minha mãe, usam salto alto, isso para não falar nas revoadas de cupins e mariposas em torno das lâmpadas.
Tudo isso porque é verão em Uruguaiana. Se aqui se fala: “Rio Quarenta Graus”, por aí não seria exagero cantar: “Uruguaiana, Cinqüenta Graus”. E então: Que venha o Carnaval!
Enquanto isso...

PARA NOSSOS EDUCADORES LEREM NA CAMA
Este é um texto enviado por um leitor ao colunista Luiz Garcia, do jornal “O Globo” e que peço licença para transcrevê-lo apontando as mudanças motivadas pela Matemática Moderna no enunciado de um probleminha básico:
1. Ensino da matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino da matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100. O custo da produção é igual a 4/5 do preço da venda ou R$ 80. Qual é o lucro?
3. Ensino da matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100. O custo da produção é de R$ 80. Qual é o lucro?
4. Ensino da matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100. O custo de produção é de R$ 80. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( ) R$ 20 ( ) R$ 40 ( ) R$ 60 ( ) R$ 80 ( ) R$ 100.
5. Ensino da matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100. O custo da produção é R$ 80. O lucro é de R$ 20. Está certo?
( ) Sim ( ) Não.
6. Ensino da matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100. O custo da produção é R$ 80. Se você souber ler coloque um X no R$ 20.
( ) R$ 20 ( ) R$ 40 ( ) R$ 60 ( ) R$ 80 ( ) R$ 100.
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100. O custo de produção é de R$ 80. Se você souber ler coloque um X no R$ 20 (se você é afrodescendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder):
(X) R$ 20 ( ) R$ 40 ( ) R$ 60 ( ) R$ 100.

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... Tudo isso porque nossos dirigentes “mudernos” devem pensar:
-“Ai de nós, se essa droga endireita!”

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