12 de dez. de 2009

FALOU O PROFETA

Não falei?!....
Estava escrita nas estrelas, desde que o mundo é mundo, a profecia: “Mengão Campeão Brasileiro de 2009”, e isso nem o “nunca na história desse País” conseguiria mudar, ainda mais torcendo pelo “Curintia”.
Melhor ainda foi ver todos os clubes da cidade do Rio de Janeiro – os cariocas da gema - na série A do Brasileirão acabando com a supremacia da paulistada. Isso só foi possível pela união de todos nossos torcedores que, esquecendo suas rivalidades clubísticas, fizeram uma grande corrente unidos num só sentimento: “Vamos mostrar a eles a força do futebol carioca”.
E deu no que deu... Isso graças a não ser cultivado por aqui esse sentimento pequeno de torcer contra o clube co-irmão. Acho mesmo que isso só prospera em cidades nas quais só existem dois times que, na verdade disputam a primazia, que é o caso de Porto Alegre e por extensão do estado do Rio Grande do Sul. É aquela coisa de gaúcho só poder torcer para um deles, ou melhor, contra um deles. Eu mesmo acho que por aí ninguém torce para o Inter ou para o Grêmio, e sim contra o Grêmio ou contra o Inter.
Reflexo dessa rivalidade provinciana é a existência aí no Sul de um Papai Noel gremista, azul, para se contrapor ao tradicional velhinho de roupa vermelha que seria colorado.
O gente, parem com essa bobagem. Isso só traz prejuízo ao futebol gaúcho. Para os mais jovens convém lembrar que o único clube portoalegrense que chegou a ser campeão foi o Renner. E esse mesmo Renner foi a base da seleção brasileira que conquistou o Panamericano de Futebol, o titulo mais importante ganho pelo Brasil antes da Copa do Mundo de 1958. E sem nenhum jogador do Grêmio ou do Inter.

...E chega de papo furado. Campeão Brasileiro é o Mengo e estamos conversados.


**********************
TEM GENTE NOVA POR AQUI
Parabéns à nossa Tribuna pelo seu mais novo cartunista. O Miguel Paiva não é para qualquer jornal... E agora parte da matéria passa ser produzida em Araras, Petrópolis, onde ele é nosso vizinho. A Radical Chic e seus amigos terão a inspiração dos bons vinhos da adega do nosso amigo. Vou até propor encontros criativos aos sábados, só assim não atrasarei mais as minhas matérias das terças-feiras... Para alegria do Fred.


***********************
E a Califórnia da Canção passou e, apesar das promessas, ninguém se lembrou de nos convidar.
Vamos ver se damos mais sorte com o Carnaval... Um carnaval tipicamente uruguaianense sem enxertos de outras cidades, especialmente do Rio de Janeiro.


***************************
Falando em promessas, continuo esperando pela prometida viagem de trem até Uruguaiana para filmar um documentário sobre a velha estrada de ferro.


FINALIZANDO:
POR ONDE ANDA BILA ORTIZ?
E OS ANÕES DA PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO?

Um comentário:

Quer dar pitaco? É aqui. Obrigado por seu comentário.